Você realmente sabe o que é o IPVA?

By
Todo fim de ano é a mesma história: separar o 13º salário para pagamento de despesas extras, entre elas, o famoso IPVA. Todo mundo que possui um veículo automotor fica obrigado a pagar o imposto, sob pena de levar multas administrativas e até mesmo ter sua moto ou carro apreendido e leiloado para pagar o dívida. Mas afinal, você sabe como surgiu o IPVA? Continue com a gente e aprenda!

O que é o IPVA?

A sigla do imposto significa Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores. Este imposto é baseado na Constituição Federal, em seu art 155, III. Compete apenas aos Estados e ao Distrito Federal o recolhimento de impostos  sobre a propriedade automotora.

IPVA - Histórico e Criação

No nosso Estado do Rio de Janeiro, o IPVA foi instituído no ano de 1985, pelo então secretário da Fazenda, César Maia. Antes do IPVA, o que se pagava era a Taxa Rodoviária Única (TRU), vinculada apenas ao sistema de transportes terrestres. Tudo que era arrecadado pela TRU devia obrigatoriamente ser investido no sistema de transportes. Porém, para aumentar a arrecadação e desvincular os gastos, a TRU foi extinta e logo depois foi criado o IPVA, que abrange desde carros e motos a até jetskis, trens e aviões de lazer e, por ser imposto, não há necessidade de vinculação de gastos (o Estado define onde investirá o dinheiro).

IPVA - Arrecadação

Até o fim do ano passado, o Estado do Rio de Janeiro arrecadou com o IPVA o valor de R$ 1.515.998.830. Sim, você leu certo: UM BILHÃO E MEIO DE REAIS a mais nos cofres do Estado do RJ, só com o IPVA. Esse valor é 91% maior do que foi arrecadado em 2010. Em 7 anos, a arrecadação praticamente dobrou.  Como se consegue entrar em uma crise financeira com uma arrecadação destas? Fica a pergunta no ar...

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o IPVA, comente abaixo! O que você faria para melhorar as condições das nossas ruas e estradas?

Equipe IPVA Rio
Mais lidos